Como será a prática clínica em 2020?
		Muitas especulações são feitas sobre o que os profissionais de saúde usarão na prática clínica no futuro. Algumas delas envolvem uso de big data, enquanto outras apostam para robôs e tecnologias de hardware para suporte clínico.
Na opinião da Deloitte, diversas frentes serão combinadas e a medicina personalizada, combinada a novas tecnologias médicas, será o carro-chefe da prática. A rotina de médicos e pacientes em um dia de consultório, com uso de alertas de condições ambientais, como qualidade do ar, por exemplo, e integração de informações entre as instituições de saúde e escolas e instituições de trabalho.
Outra tecnologia utilizada no vídeo para demonstrar a rotina de um profissional médico é o acompanhamento dos pacientes por telemedicina e a integração de departamentos e instituições de cuidado à saúde, como hospitais e farmácias, por exemplo.
O monitoramento remoto de pacientes, com acompanhamento de uso de medicação e histórico de crises e índices pode, ainda, servir de base para uma atenção especial dada a determinados pacientes que demonstrem a necessidade.
Na opinião da Intel, wearable devices, um atendimento colaborativo entre profissionais e medicina personalizada com intenso uso de genômica serão os fortes da prática clínica em 2020.
Fonte: Saúde Web
Publicações relacionadas
Um cenário complexo: operadoras melhoram resultados, hospitais pioram
A nova edição do “Balanço Observatório” da Anahp evidencia uma divisão clara no setor de saúde suplementar: enquanto as operadoras de planos de saúde têm apresentado crescimento nos result...
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia t...
