Correspondência da Alcon sobre o recall das lentes no Japão.
		A Alcon, líder global em cuidados com os olhos e divisão de produtos oftalmológicos da Novartis, está realizando um recall voluntário da linha de lentes introculares Acrysof® Tórica T6 à T9 produzidas e comercializadas exclusivamente no Japão. Este recall não afeta nenhum outro país onde as lentes intraoculares são produzidas e comercializadas. Isso é continuidade do processo de recall já realizado no Japão das lentes multifocais ReSTOR® e ReSTOR® Tóricas, em abril de 2015.
O processo de manufatura das lentes intraoculares produzidas no Japão é diferente das lentes produzidas para serem comercializadas no resto do mundo. As lentes intraoculares produzidas no Japão são submetidas a um processo de secagem diferenciado e, como resultado, possuem diferentes propriedades de superfície da lente.
A Alcon decidiu realizar este recall voluntário das lentes AcrySof® Tórica T6 à T9 em Outubro com base na segurança do paciente, por conta de um aumento de casos de inflamação pós-operatória ocorridos em cirurgias de catarata em clínicas do Japão. A Alcon está trabalhando com estas clínicas para assegurar que os pacientes afetados estão sendo tratados e monitorados. Não há casos reportados de perda da visão. A empresa também já identificou e está implementando melhorias no processo para impedir a recorrência destes problemas no Japão.
Nehuma outra lente intraocular vendida no resto do mundo foi afetada por este recall voluntário, devido às linhas de produção e o processo de fabricação serem diferentes. Assim, essa ação não afeta de forma alguma a qualidade dos produtos à disposição no Brasil.
A Alcon comunicou as entidades regulatórias globalmente - incluindo as autoridades locais no Japão (MHLW e PMDS), bem como o U.S. Food and Drug Administration (FDA), sobre esta ação de mercado no Japão e a proposta de melhorias no processo de produção.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Atenciosamente,
Jean Rossa
Diretor da Unidade de Negócio Cirúrgica – Alcon Brasil
Publicações relacionadas
Um cenário complexo: operadoras melhoram resultados, hospitais pioram
A nova edição do “Balanço Observatório” da Anahp evidencia uma divisão clara no setor de saúde suplementar: enquanto as operadoras de planos de saúde têm apresentado crescimento nos result...
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia t...
