Prêmio SBAO 2014

Em clima de interação, e num ambiente paradisíaco, foi realizado o V Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia, inserido no VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. Em sua essência, a SBAO atingiu seu principal objetivo que foi o de auxiliar médicos e administradores na obtenção, cada vez maior, de conhecimentos na área de Administração em Oftalmologia. No período de 30 de maio a 01 de junho, na Praia do Forte, Bahia, a organização do Congresso buscou a melhor forma de atingir as expectativas propostas de harmonizar informação, atualização e aperfeiçoamento em administração oftalmológica. A grade do evento foi montada de forma dinâmica, possibilitando a cada participante a escolha do assunto que melhor se ajustasse às suas necessidades. As palestras aconteceram simultaneamente, sendo realizadas no período da manhã, com temas divididos por sessões, facilitando a identificação pelos congressistas. As atividades realizadas pela SBAO contribuíram para maior profissionalização da gestão de clínicas e consultórios oftalmológicos.

O Dr. Flávio Rezende, Presidente da Sociedade, destacou o crescimento da entidade e sua importância no meio médico. “A Oftalmologia é a única especialidade que tem uma sociedade brasileira de administração. Não existe mais a improvisação, em que o médico fazia sua consulta e ele mesmo administrava a clínica”. Este investimento tem dado frutos. A cada ano que passa, a SBAO vem crescendo em número de sócios, porque há necessidade de apoio nas questões administrativas, e isso tem sido percebido pelos oftalmologistas, segundo o Dr. Flávio Rezende. A gestão da informação foi tema no primeiro dia do evento, pontuando a importância da integração da informação, o controle de estoque no centro cirúrgico e o cadastro de pacientes. Ainda no primeiro dia, João Fernandes, gerente administrativo da FeCOOESO, participou das mesas sobre os aspectos jurídicos do trabalho médico e o cenário da saúde suplementar, do SUS e clínicas privadas. Ele ressaltou a importância da união da classe para as negociações junto às operadoras de planos de saúde. Enfatizou ainda que as conversas realizadas em grupo têm muito mais força, potencializando o poder de negociação. “Quanto mais médicos estiverem na FeCOOESO, que nada mais é do que uma cooperativa para negociar mercado de trabalho e defesa profissional, é muito melhor. Fortalece muito”.

O marketing na área da saúde foi tema do segundo dia de evento. A Doutora em Comunicação pela PUC- -Campinas, Maria Rosana Ferrari Nassar, falou sobre a importância do planejamento do marketing pessoal visando não só o indivíduo , mas a equipe de trabalho. O Dr. Miguel Ângelo Padilha, sobre sua palestra ligada à área de Recursos Humanos, lançou a seguinte questão: “É possível ser médico e empresário da saúde?”. “Embora as preocupações administrativas façam parte da realidade das clínicas e consultórios, o médico não pode perder de vista que ele é um profissional da saúde e que o seu objetivo principal é tratar dos pacientes”, explicou o Dr. Padilha. É importante que o médico se aproxime do tema, mesmo que, ao invés de executar as tarefas administrativas, contrate profissionais de áreas especializadas, como: contabilidade, assessoria jurídica e administração.

Ainda sobre Recursos Humanos, Taíse Bastos de Queiroz, gestora técnica de um grande hospital de olhos Gonzalo Rostán (Projeto Tamar) Dr. Paulo Ricardo Oliveira Pôsteres do Prêmio SBAO expostos durante o congresso Dr. Flávio Rezende, Dr. Frederico Pena e Dr. Paulo Cesar Fontes Médicos, administradores e pessoal de apoio prestigiaram as palestras Dra. Islane Verçosa, Betty Pereira, Eliane Rezende e Fabrício Martins Lacerda da Bahia, apresentou os conceitos da governança clínica, que, segundo a NHS (National Health System), é um sistema que tem as organizações como responsáveis pela melhora contínua da qualidade dos seus serviços e a garantia de elevados padrões de atendimento, criando um ambiente de excelência em cuidados clínicos. Nas discussões sobre gestão financeira e planejamentoestratégico, a administradora Jeanete Herzberg falou sobre a sucessão em clínicas médicas. “Quantos profissionais já avaliaram o destino de suas clínicas e consultórios, após a aposentadoria ou o encerramento de suas carreiras?”. Em uma explanação esclarecedora, ela apontou o papel do médico à frente de seu negócio, ressaltando a necessidade dele estar atento aos investimentos realizados, e na administração, entendendo o que acontece em sua clínica e dando diretrizes.

Durante os três dias de evento, os congressistas tiveram a oportunidade de participar da abordagem de seis temas apresentados em quatro sessões diárias, cada sessão com cinco palestras. Diante disto, cada especialista teve a opção de escolher, entre as sessenta palestras, as que melhor os atendessem. Após cada período, os especialistas puderam interagir com os palestrantes fazendo perguntas e tirando dúvidas para melhorar a compreensão. Além dos temas específicos, a organização apostou em palestras especiais para fomentar os participantes na busca pelo aperfeiçoamento e a atualização. 54 SBAO EM AÇÃO Palestras especiais da SBAO O professor Eugênio Mussak, que é médico, educador e escritor, falou sobre metacompetência. Sua palestra contou com grande participação dos especialistas presentes. O tema, segundo o professor, fala de um conceito que se aplica a qualquer atividade.

Em sua visão globalizada, como palestrante internacional, ele destacou que “existem outros conhecimentos que precisam ser incorporados à Medicina, para que o médico possa praticar a sua especialidade usando os seus saberes com mais qualidade, com mais eficiência, com mais resultado e com mais sucesso”. Para Mussak, o conceito só vem a acrescentar ao dia a dia deste profissional por ter grande aplicabilidade à profissão, que, segundo ele, não deve limitar os conhecimentos da Medicina, mas amplia-lo em função da necessidade do médico em atuar à frente de sua clínica ou consultório, visando mais qualidade e sucesso de seu negócio. A Praia do Forte, local onde aconteceu o Congresso, é território de desova das tartarugas marinhas e, aproveitando esse contexto, a organização do evento abriu uma oportunidade para apresentação deste assunto. O biólogo Gonzalo Rostán, gestor do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, foi convidado a falar sobre o projeto e comemorou a oportunidade: “No momento em que eu consigo ministrar uma palestra, estabeleço contato com as pessoas, deixando mais claro o que tem por trás de um trabalho de conservação com as tartarugas marinhas. Ou seja, o que tem por trás disso são pessoas, comunidades, vilas e inclusão social”.

O Projeto Tamar visa preservar as tartarugas marinhas e atua pelo litoral do nordeste, sudeste e sul do Brasil. Temas ganhadores do 4º Prêmio SBAO para Pôster Considerada uma iniciativa inovadora, o Prêmio SBAO para Pôster tem a proposta de abrir espaço para o compartilhamento de trabalhos na área de Administração em Oftalmologia, realizados pelo Brasil. Esta contribuição é importante para a gestão na especialidade. A cada ano, o crescimento deste trabalho mostra que essa importante ferramenta veio somar esforços de profissionalização da gestão dos serviços de Oftalmologia do Brasil, conforme comentou a Coordenadora do Prêmio, Márcia Campiolo. Durante o Congresso, os nove pôsteres classificados foram expostos para apreciação dos congressistas e os três trabalhos selecionados, após avaliação de uma comissão, foram Zilá Horta, Francisco Grupenmacher, Alice Selles, Dr. Miguel Padilha e João Fernandes IX Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia A comissão científica do IX Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia, que acontecerá de 02 a 05 de abril de 2014, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, já se reuniu e começou a trabalhar. A comissão é formada por Márcia Campiolo (Coordenadora), Flávio Rezende, Alice Selles, Edil Vidal, Ronald Cavalcante, Roberta Fernandes, Eliane Rezende e Isaac Ramos. Ronald Cavalcante entregando o certificado ao 3º lugar, Valéria Amado Leonardo Cândido, um dos autores do 1º lugar do Prêmio SBAO, e Dr. Flávio Rezende premiados.

O tema vencedor foi: “O valor da equipe na fidelização de pacientes de clínicas oftalmológicas”, apresentado por Caroline Queiroz, Isabel Rodrigues, Leonardo Cândido e Monique Gomes. Em segundo lugar ficou o tema: “Criação de procedimentos operacionais padronizados”, produzido por Marcelo Siqueira de Freitas e Maurício Ribeiro de Araujo; e “Implantação de modelo de gestão no Hospital de Olhos de Sergipe”, em terceiro lugar, por Valéria Amado de Azevedo Nunes Menezes, Rosecleide Calazans Santos, José Eduardo Nascimento Figueiredo e Fábio Ursulino Reis Carvalho. Márcia Campiolo afirmou que, nos quatro anos de realização do Prêmio, houve notório crescimento da qualidade dos temas e trabalhos apresentados.

“Desde o primeiro Prêmio, tivemos trabalhos inscritos de ótima qualidade, mas, a cada ano, esta qualidade tem sido evidente em um número maior de inscritos”, avaliou. Sobre a avaliação dos trabalhos inscritos, ela destacou a criatividade, a qualidade e a consistência dos dados apurados e apresentados pelos participantes. No Congresso, foi possível vivenciar experiências de profissionais médicos, administradores e professores; e conhecer de forma mais profunda questões que podem abrir novos horizontes no dia a dia do profissional de Medicina, além de comemorar o sucesso de um congresso que vislumbrou as oportunidades de crescimento profissional de forma multidisciplinar.