Síndrome de Burnout: como evitar essa doença ocupacional.

No dia 1º de janeiro, a Síndrome do Burnout passou a ser oficialmente reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

E por que é tão importante começarmos o ano falando sobre esse assunto? Estamos no mês da campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de alertar para a importância de começarmos um novo ciclo de forma mais saudável e tranquila, priorizando a nossa saúde emocional e bem estar.

Mais do que nunca, é necessário trabalhar alguns pilares de nossos comportamentos e relacionamentos com outras pessoas. Com isso conseguimos: bem estar, equilíbrio nas adversidades, gerenciamento das emoções.

Além da campanha, várias pesquisas revelam o impacto da pandemia na vida de diversos profissionais. Uma delas, da Fundação Oswaldo Cruz, mostrou que, durante o período de isolamento social, quase 50% dos colaboradores foram afetados pela ansiedade e depressão. Além disso, de acordo com estudo da Secretaria Especial da Previdência e do Trabalho, os últimos 2 anos foram campeões de afastamento por questões de transtornos mentais e comportamentais.

Entre as práticas mais relevantes para a saúde mental na neurociência, saber descansar a mente e se afastar de estímulos associados ao trabalho nos fins de semana e feriados é fundamental. Em 2021, percebi o quanto as pessoas ficaram sobrecarregadas e com estresse alto, que levou a sintomas como falta de atenção e até de memória.

Também se deve buscar atividades que tragam prazer, como: 

  • Atividades físicas leves e moderadas, práticas de relaxamento como massagem (ou automassagem e alongamento) e meditação;
  • Práticas espirituais, caso seja praticamente de alguma religião;
  • Escutar músicas que aprecia;
  • Contato com a natureza, como ir à praia ou ao campo;
  • Práticas alimentares, evitando café em excesso e consumo de comidas processadas, principalmente as ultraprocessadas.

Escolher uma dieta com alimentos leves (oleaginosas, chás, verduras, frutas e peixes) ou até mesmo práticas de jejum é outra dica importante para evitar problemas como a Síndrome de Burnout, além de manter vínculos sociais satisfatórios e recompensadores, como encontrar bons amigos, familiares e namorar. Um estudo clássico de Harvard mostrou que a solidão é um forte preditor de problemas de saúde e, inclusive, morte precoce.

Por último, um dos aliados mais importantes: sono regular.

Todos esses estímulos estão associados à regulação de aspectos neurofisiológicos do organismo, como regulação intestinal, liberação de endorfinas e endocanabinóides e regulação de sistema dopaminérgico e serotoninérgico.

É importante considerar que nem sempre é possível aderir a todas essas práticas, mas quanto mais conseguir ajustar tais aspectos, mais eficiente será sua recuperação ou prevenção ao Burnout.

Fonte: Administradores.com.br