AMB discute luta médica nacional

Faltando ainda 11 meses para a troca de diretoria que administrará a AMB na próxima gestão, a entidade deu início às discussões sobre o contexto da luta médica nacional. O tema foi pauta única da reunião conjunta entre os Conselhos Deliberativo, Científico e Diretoria Plena, realizada no dia 20 de agosto, na sede da Associação Médica de Brasília, em Brasília.
O presidente José Luiz Gomes do Amaral abriu o encontro fazendo uma detalhada avaliação da situação atual da profissão médica no país. Citou, entre outros pontos, o trabalhos nos sistemas público e privado, formação e especialização médica.
O presidente da AMB explicou que o objetivo da reunião, além de conhecer o que pensam os futuros candidatos à presidência da entidade, é buscar novas propostas para o sistema associativo, levando em conta experiências bem-sucedidas em outras entidades médicas nacionais.
Amaral encerrou afirmando que esta foi apenas a primeira de uma série de reuniões com este objetivo, e que as demais também contarão com a participação das Federadas, Sociedades de Especialidade e membros da Diretoria Plena. A próxima acontecerá em Curitiba, no mês de setembro. Em outubro, novo encontro será realizado, desta vez em Florianópolis.
Após a palavra do presidente, o espaço foi aberto à plenária, quando presidentes e representantes de Federadas, Sociedades de Especialidade e diretores da AMB tiveram oportunidades de opinar e apresentar propostas e sugestões para o tema em questão.
Publicações relacionadas
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia t...
Programa “Agora tem Especialistas” busca reduzir tempo de espera por atendimento em oftalmologia no SUS
O Ministério da Saúde lançou o programa “Agora tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por con...