Despesas de hospitais associados à Anahp aumentaram em 2014

Aumento nos custos da folha de pagamento, substancial elevação nos valores de insumos, além de reajustes em contratos de apoio e logística são os principais fatores para a elevação das despesas operacionais dos hospitais associados à Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados. Em 2014, esse crescimento foi de 1,3%.
Este dado foi apontado a partir do estudo realizado pelo Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA) e está na 7ª edição do Observatório Anahp, anuário com os principais indicadores econômico-financeiros do setor produzido pela Anahp.
A principal despesa dos hospitais privados é com a folha de pagamento, que representa quase 39% do total. Em termos reais, o acumulado dos 12 meses aponta um aumento de 2,8%. A segunda maior fatia é a dos insumos hospitalares, com uma participação da ordem de 25,8% sobre o total, mesmo apresentando uma queda de 1% em comparação a 2013. Os contratos técnicos e operacionais também apresentaram crescimento expressivo, atingindo 7,2%.
Por conta deste cenário, os hospitais associados à Anahp investem sistematicamente em modelos de gestão, na busca pelo aumento da eficiência operacional nas instituições.
Criada em 2001, a Anahp conta hoje com 71 associados. Em 2014, os então 68 associados da Anahp obtiveram uma receita da ordem de R$ 20,7 bilhões, o que representa 19% das despesas assistências na saúde suplementar. Além disso, oferecem 17.409 leitos, o equivalente a 13,8% do total de leitos privados para a medicina suplementar existente no Brasil.
Fonte: Diagnóstico Web
Publicações relacionadas
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia t...
Programa “Agora tem Especialistas” busca reduzir tempo de espera por atendimento em oftalmologia no SUS
O Ministério da Saúde lançou o programa “Agora tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por con...