Mais de 80% dos hospitais privados dispõem de soluções de IA, mas 74% se sentem pouco preparados para as transformações
A maioria dos hospitais privados brasileiros já utiliza algum tipo de solução de inteligência artificial, mas muitos ainda não se sentem prontos para acompanhar as mudanças que essa tecnologia traz. Um levantamento da Anahp, em parceria com a Wolters Kluwer, mostra que,
embora a IA esteja presente em grande parte das instituições, ainda há um caminho importante para que seu uso seja plenamente incorporado, especialmente na área assistencial.
O estudo aponta que a adoção da telemedicina segue em expansão, sendo mais comum no treinamento remoto de equipes e em consultas entre hospitais. O monitoramento de pacientes a distância e o atendimento primário via teleconsulta, por outro lado, ainda aparecem de forma discreta.
As aplicações mais frequentes da IA envolvem apoio ao diagnóstico, suporte à decisão clínica, análise de exames de imagem e otimização de processos administrativos. Apesar disso, a aceitação dessas ferramentas pelas equipes médicas ainda é considerada moderada.
Os principais desafios para os próximos anos serão equilibrar custos e manter a qualidade e segurança do paciente.
Publicações relacionadas
Um cenário complexo: operadoras melhoram resultados, hospitais pioram
A nova edição do “Balanço Observatório” da Anahp evidencia uma divisão clara no setor de saúde suplementar: enquanto as operadoras de planos de saúde têm apresentado crescimento nos result...
Ministérios da Saúde e da Educação homologam novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina
Os Ministérios da Saúde e da Educação homologaram, em 29 de setembro de 2025, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacion...
Programa “Agora tem Especialistas” busca reduzir tempo de espera por atendimento em oftalmologia no SUS
O Ministério da Saúde lançou o programa “Agora tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por con...
